O Alô Genética foi desenvolvido após a realização do projeto “Genética Comunitária”, em 2012, uma pesquisa realizada em parceria do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (SGM/HCPA) com o Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, na qual foi observado que os profissionais da Atenção Básica não tinham com quem discutir casos específicos da área da Genética Médica, e muitas vezes tinham dúvidas sobre a necessidade de realizar ou não encaminhamentos para esta especialidade. Neste contexto, o serviço foi criado como um projeto de desenvolvimento do HCPA e de extensão da UFRGS.
No final de 2016 foram publicados os Protocolos de encaminhamento para Genética Médica do RegulaSUS/TelessaúdeRS. Nestes protocolos estão previstas consultorias ao Alô Genética para esclarecimento de dúvidas sobre a necessidade de encaminhamento para atendimento com a especialidade. A partir de 2017 o Alô Genética vem apresentando uma crescente demanda, fortalecendo-se como um Serviço de Apoio aos profissionais da APS.
Com este considerável crescimento, tendo recebido até junho de 2024 mais de 1750 solicitações de atendimento, o Serviço busca uma reestruturação para oferecer um atendimento mais assertivo. E por estar em sinergia com os valores e a missão da Casa dos Raros, a partir de julho de 2024 o Alô Genética migra a sua operação para esta instituição.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.